Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Desafio dos pássaros #14: Não nasci para isto

por Belinha Fernandes, em 13.12.19

great-spotted-woodpecker-2060019_640.jpg

(Pica Pau - Dendrocopos major )

Miss Parker, corpo negro, macio ao toque, adornado a ouro, possuía uma beleza intemporal. Fria e distante, ainda assim, HB admirava-a. Ela gabava-se frequentemente da sua rica história. Que descendia de linhagem importante. Quando a rendição alemã foi assinada, estavam lá. Tinham lugar em museus. Hemingway dizia-se inspirado por uma quando escrevera um livro. Privavam com os membros da família real britânica. Eram disputadas por coleccionadores. Já HB tinha um jeito modesto embora ambicioso. As suas origens perdiam-se no tempo, talvez um escriba egípcio que raspara com um estilete num papiro. Não nasci para isto, queria sempre dizer-lhe quando a via olhá-lo com desdém. Mas seria inútil. Ela estava-se nas tintas para ele.

Miss Parker recolhia-se a um estojo de veludo nas horas vagas. Ele dormia em pé, misturado com outros num copo de estanho, numa promiscuidade colorida. Enquanto ela era chamada a escrever cartas de amor, a ele cabia listar as compras da mercearia, fazer maçadoras contas, e, ocasionalmente, esboços em folhas brancas que acabavam no lixo. Durante estes devaneios criativos HB temia pelo seu corpo que via encurtar-se a olhos vistos. Alto e esguio, aproximava-se rapidamente da altura de Miss Parker. Mas nem assim poderia considerar falar-lhe de igual para igual. Também a cada queda o seu coração de grafite se partia um pouco. E mais vezes era aparado. A sua esperança de vida reduzia-se a cada volta. Uma doce tontura sempre anestesiava o corte da lâmina mas não a sensação do tempo a fugir-lhe. Não nasci para isto. Eu sei, eu sinto no mais íntimo da minha negritude, que há algo maior. Todavia, o seu momento não chegava.

Um dia a criança que corria pela casa foi ao escritório e o pai deu-lhe aquele lápis. Foi com ele que começou a ensaiar o a,b,c num caderno de duas linhas. O HB passou a dormir num estojo com a divertida Miss Bic Cristal. Transparente, despretensiosa, ainda que por dentro dela corresse sangue azul, a química entre os dois foi imediata. Viram, orgulhosos, as primeiras palavras escritas pela miúda feliz. Depois, na escola, Miss Bic Cristal escreveu-lhe a primeira redacção e ele fez-lhe uma última ilustração. A professora classificou com Muito Bom.

Hoje o velho estojo escolar, a esferográfica vazia e um lápis HB de 4 cm fazem parte do museu pessoal da minha infância. Da caneta Parker 51, possivelmente adormecida em alguma loja de antiguidades, perdeu-se o rasto.

Tema da semana: Não nasci para isto

publicado às 15:00


10 comentários

Perfil Facebook

De Belinha Fernandes a 15.12.2019 às 19:18

Obrigada por esta "Primavera"! Sabe sempre bem!
Imagem de perfil

De imsilva a 13.12.2019 às 18:11

Tens uma capacidade de escrita maravilhosa. Quem se lembraria?...
Perfil Facebook

De Belinha Fernandes a 15.12.2019 às 19:19

Obrigada Isabel! Tenho a certeza que não deve faltar imaginação à solta nos outros Desafios! Este tema era aberto, dava possibilidade para isso!
Imagem de perfil

De Sarin a 14.12.2019 às 19:39

Muito bom, Belinha! Muito bom o texto, e o ainda guardares o lápis, seja na liberdade das palavras seja na memória dos tempos :)
Perfil Facebook

De Belinha Fernandes a 15.12.2019 às 19:23

Obrigada pelo incentivo Sarin! Ando a ficar um pouco enfadada com isto. O tema da próxima semana é uma seca. Felizmente já faltou mais para o fim...E tu? Não houve recaída? Aguentaste firme? Já irei passar pelo teu cantinho, mais logo. Ontem vi cinema e não pude dedicar-me a estas leituras!
Imagem de perfil

De Sarin a 15.12.2019 às 19:49

Sim, os temas não estimulam, e 17 semanas são demasiadas semanas. Mas está quase a acabar :)

Tenho andado a escrever qualquer coisa em cima da hora, um esforço apenas para não deixar de participar - mesmo que tenha de adiar um dia como fiz esta sexta. Mas arrancar dentes é muitíssimo pior, e houve temas interessantes - espero que ainda voltem ;)

Até já ou até amanhã,
E boa escrita.
Imagem de perfil

De Ana a Abelha a 19.12.2019 às 12:50

excelente
beijinhos
Imagem de perfil

De José da Xã a 20.12.2019 às 12:58

Que coisa mailinda.
Simplesmente adorei!
"Quiet perfect".

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


O meu outro blogue

Palavras Cruzadas

Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D